Alteração prostática benigna, nada mais é que uma divisão anormal nas células que resulta no aumento do tamanho do órgão.
A próstata é a única glândula sexual acessória do cão, possui um formado ovoide e bilobada, sendo relativamente desenvolvida nessa espécie.
Sua posição pode variar dependendo da idade do animal, tamanho e distensão da bexiga.
O que é?
As alterações em próstata são muito comuns nos cães não castrados, principalmente de meia-idade a idosos.
Alguns dados apontam que cerca de 95% dos cachorros com mais de 9 anos de idade apresentam hiperplasia prostática benigna, mas outras doenças podem estar associadas ao órgão, como inflamações, cistos, abscessos e, menos frequente, as neoplasias.
Causas
Ainda não foi possível compreender exatamente como a hiperplasia prostática benigna se desenvolve, mas está relacionada com alterações hormonais, principalmente o hormônio da di-hidrotestosterona que leva ao aumento da próstata, por isso é uma alteração mais comum em animais não castrados.
Raças mais acometidas
Geralmente as raças com maior predisposição para o desenvolvimento são:
- American Staffordshire Terrier,
- Pastor Alemão e
- Dobermann.
Sinais clínicos mais comuns
Muitas vezes essa alteração pode ser apenas um achado durante o exame ultrassonográfico, não causando nenhum tipo de alteração no animal.
Todavia, quando há um grande aumento da próstata, que leva a compressão da uretra e do colón, a doença pode ocasionar em quadros de constipação, alteração na forma das fezes, dificuldade para urinar e até obstrução urinária. Também pode levar ao desenvolvimento de hérnia perineal.
Diagnóstico
A principal forma de diagnóstico da hiperplasia prostática benigna é realizada com base no histórico, alterações clínicas que o animal vem a apresentar e até mesmo a palpação digito retal pode ser realizada.
O aumento prostático pode ser visto através de exames radiográficos, apesar de ser uma técnica limitada, pois não permite avaliar o interior do órgão e pode ser prejudicada por muitos artefatos.
A ultrassonografia abdominal é o exame mais indicado. É um procedimento não invasivo, sensível para detecção da próstata quanto ao seu tamanho, ecogenicidade, ecotextura e presença de cistos prostáticos.
Ela pode ajudar também a guiar o exame de citologia aspirativa por agulha fina (CAAF) ou biopsia, que permite verificar se as alterações prostáticas são benignas ou malignas. O diagnóstico precoce de alterações prostáticas através da ultrassonografia aumentar em até 40% a longevidade esperada nos cães idosos.
Tratamento
Devido ao desenvolvimento da próstata na hiperplasia ser de origem hormonal, o mais indicado é realizar a castração.
Todavia, alguns animais podem ter algumas limitações para serem submetidos as condições cirúrgicas, sendo optado pelo tratamento conservativo com uso de medicações, mas alguns estudos apontam que após a suspensão da medicação, a próstata começa a demonstrar crescimento.
Deixe sua clínica ainda mais completa com a CDX VET!
Conte com nossos serviços para fazer da sua clínica uma referência em atendimento pet.
Temos laboratório próprio munido de equipamentos de ponta, além de uma frota para realizar exames de imagem inloco.
Equipe formada por profissionais capacitados e, principalmente: apaixonados por animais!
Entre em contato, solicite um orçamento e realize os exames dos seus pacientes junto a CDX VET!
Conheça um pouco mais sobre nós: